Igreja São José
- 6 de out. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

História
Em função do crescimento do número de fiéis na cidade e avanço do crescimento urbano, em 1915 foi fundada uma Capela em honra a São José, que atendia os fiéis residentes do Norte da cidade, ponto mais alto da cidade de Cachoeira do Sul.

Foto 1: Capela São José (demolida) Foto 2: Altar da Capela São José (demolida); 27 de Abril de 1952, Pe. Bini empossado pároco.
Fonte: Fototeca Museu Municipal Edyr Lima Fonte: Fototeca Museu Municipal Edyr Lima
Em 27 de abril de 1952, a pequena comunidade foi elevada a uma paróquia, com posse do primeiro Pároco, Pe. José Eduardo Bini. Ele então inicia um processo de expansão patrimonial, com a elaboração de um projeto que abrigasse um templo, uma paróquia, um teatro, uma casa paroquial e uma casa para mães solteiras.

Foto 3: Idealização de todo complexo para a São José, por Eduardo Bini.
Fonte: Livro Os Soldados rasos da Igreja, por José Eduardo Bini.
Nascido em Março de 1922, em Tapera, Rio Grande do Sul, o Padre José Eduardo Bini estudou em Santa Maria e em toda sua trajetória ele manteve uma inclinação para a vida sacerdotal, sempre se preocupando com a comunidade e as suas necessidades, buscou com todas as suas forças tornar a Paróquia São José um local que acolhesse os fiéis, principalmente os que se sentiam mais rejeitados, como as mulheres expulsas de casa. O Padre desejava construir a Igreja e as demais e edificações num terreno que pertencia ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAEM) e lutou por esse espaço.

Em 30 de abril de 1959, o Padre Orestes Trevisan é nomeado Pároco da Paróquia. Nascido em Santana do Livramento, Orestes também havia estudado Filosofia e Teologia no Seminário de São Leopoldo.
Continuando com as ideias do Pe. Bini, e agora contando com o terreno tão desejado e doado pelo DAEM, Pe. Orestes procurou os meios para concretizar a expansão da Paróquia e fez do lixo o instrumento eficaz para a concretização dos seus objetivos.
Foto 4: Retrato de Orestes Trevisan.
Fonte: Diocese de Cachoeira do Sul.
Começando uma campanha de arrecadação de materiais reutilizáveis, como papelão e vidros de garrafas, para venda, fundou assim uma verdadeira empresa de reciclagem, com galpões cheios de materiais e caminhões que faziam a troca destes pelo dinheiro que foi utilizado para a construção da nova São José.

Planta da atual igreja. Fonte: Diocese de Cachoeira do Sul.
Seguindo um estilo modernista e totalmente diferente das igrejas da região, em 1979 foi inaugurada a Igreja em formato circular, que tem trinta e dois metros de diâmetro vitrais feitos com os vidros arrecadados. Para comemorar, foi realizada uma solenidade de inauguração, com uma pequena procissão da unidade antiga até a nova.

Foto 6: Igreja São José Fonte: Jornal do Povo ed. Dezembro de 1978.
Pe. Orestes ficou 34 anos a frente da Igreja e em 1994 foi nomeado Monsenhor. Veio a falecer em 2001 e esta enterrado junto de sua obra, na gruta do altar de Nossa Senhora de Fátima, aos fundos da Igreja São José.

Arquitetura
A igreja se destaca arquitetonicamente por seu estilo ousado e moderno, destoando do tradicional. A forma circular, com seus trinta e dois metros de diâmetro, rompe padrões convencionais. Os vitrais por toda sua circunferência, iluminam o interior com cores vibrantes, criando um ambiente celestial. Ao adentrar, o átrio central transmite serenidade, e o altar, situado a leste, celebra a luz da manhã como símbolo de renovação espiritual.
Uma área anexada à parte central, com um formato quase triangular, abriga cultos e casamentos de forma íntima e compõe a forma orgânica. Esta igreja representa uma revolução na arquitetura religiosa, desafiando convenções e cativando pela sua beleza.
A torre do sino
Em 01 de janeiro de 1990 foi lançada a pedra fundamental da construção e em 08 de dezembro de 1991 foi inaugurada a Torre dos Sinos, com 33 metros de altura e mais 5 metros da cruz, se tornando um dos pontos mais altos da cidade e chamando muita atenção de todos.
Foto 8: Exterior da torre. Fonte: a autora. Foto 9: Interior da torre. Fonte: a autora.
Curiosidades
A torre foi feita numa estrutura de concreto e aço, com sua superfície toda revestida também com os vidros. Entretanto, a bela torre tem problemas relacionados à acústica, pois por ser fechada, quando os sinos tocam, grande parte do som é abafado e acaba abalando sua estrutura, que hoje, com mais de 30 anos, está comprometida e com vidros quebrados.

Foto 10: Charge do Padre Orestes pedindo para o Sino tocar mais alto.
Fonte: Jornal do Povo, dezembro de 1991.
Projeto de Reciclagem
Foram realizados diversos eventos de arrecadação de materiais, muitos deles em novenas. Um grande marco para a igreja foi a realização das novenas de treze dias, que chamavam a atenção dos cachoeirenses. Por muitos anos a casa paroquial foi um estoque de materiais recicláveis, objetos para troca e brindes de arrecadação de dinheiro. Um dos eventos mais marcantes aconteceu em10 de Agosto de 1959, com a chamada Campanha da garrafa vazia, para a arrecadação de vidros.
Foram feitos moldes quadrados com módulos de 3x3 que serviriam para fazer os vitrais que hoje estão por todo entorno da Igreja e também da torre. As cores escolhidas foram o azul. o laranja e o verde, que eram recebidos em maior quantidade.

Foto 11: Molde para fabricação dos vitrais. Foto 12: Peça de vidro reciclado azul
Fonte: Os Autores
As 3 Hermínias

Com toda a sua história de acolhimento e relação de proximidade com a comunidade, a Igreja São José revela também a história das 3 Hermínias, responsáveis pelo trâmite inicial da criação da Capela São José, em 1915.
A primeira, Hermínia Porto da Fontoura, neta de um comendador, foi nomeada presidente da comissão de construção da Capela de São José.
A segunda Hermínia Godoy Ilha, professora e pertencente a famílias tradicionais da cidade, casou-se, teve 10 filhos e ficou viúva cedo. Mesmo muito ocupada e com pouco dinheiro, preparou várias crianças para a primeira comunhão na Capela de São José. Além de suas funções como catequista, Hermínia participava de todas as atividades religiosas na capela, cuidando da decoração dos altares.
A terceira, Hermínia Thomaz, não é mencionada nos registros históricos da Capela de São José, mas é lembrada. Ela fez uma promessa a São José para a recuperação de seu filho, Antônio, que estava gravemente doente. Após ser atendida em suas preces, Hermínia doou uma imagem de São José com a altura exata de seu filho para a Capela.
Informações
Endereço: Av. Brasil, 795 - Centro, Cachoeira do Sul - RS.
Idealização inicial: José Eduardo Bini
Idealização final: Orestes Trevisan
Custo parcial da obra: 3 milhões de Cruzeiros, com uso de 10 mil vidros coloridos.
Fotos
Vitrais do interior da Igreja. Fonte: as autoras.
Referências:
LIMA, Cleber A´Costa. Fé, Trabalho e amor: Do Lixo à construção da Paróquia São José: A dedicação do Monsenhor Orestes Paulo Trevisan. Orientador: Prof. Dra. Sandra Maria Amaral. 2014. TCC (Licenciatura em História) - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, [S. l.], 2014.
RITZEL, Mirian. As três Hemínias. Cachoeira em Foco, [S. l.], p. 1, 29 mar. 2021. Disponível em: https://cachoeiraemfoco.com/2021/03/29/as-tres-herminias/. Acesso em: 29 jun. 2023.
Inventário do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. SPHAN Pró-memória 10ºDR
Jornal do Povo, edição 13 e 14 de Março de 1994.
Acervo do Museu Municipal Edyr Lima
BINI, José Eduardo. Os Soldados rasos da Igreja,1° ed.
Agradecemos a comunidade São José pela contribuição com nossa pesquisa.
Comments