...
top of page
Buscar

Templo Martim Lutero

  • patrimonioreligios
  • 15 de nov. de 2023
  • 6 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2024


Áudio descrição- Templo Martim Lutero


História


A Comunidade Evangélica Luterana foi criada em 3 de julho de 1893 e realizava seus cultos em um auditório no segundo pavimento do Colégio Teuto-Brasileiro, no bairro Rio Branco.


Fig. 1: Colégio Teuto-Brasileiro. Fonte: Fototeca do Museu Municipal. Fig. 2: atual prédio do jardim de infância do Colégio Barão do Rio Branco. Fonte: as autoras.


Em 1927, a Assembléia Geral compôs uma comissão para a construção do templo, tendo como presidente o Pastor Karl Humerund. Em 8 de junho de 1928 , o Presbítero da Comunidade e a Comissão Pró-Construção publicaram nos jornais teuto-brasileiros do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, um edital para concurso da construção da igreja. Na época, dois terrenos eram vistos como potenciais para a construção, mas o escolhido foi ao lado da escola, nas atuais Av. Presidente Vargas e Rua Cel. Isidoro Neves da Fontoura.

O resultado saiu 6 meses após o recebimento dos 14 projetos, em 2 de julho de 1928. Foram escolhidos os projetos "Louvor à Deus" (fig. 4), de Theo Wiederspahn, em primeiro lugar; "Quo Vadis" (fig. 5), em segundo lugar e também projeto de Theo.  


Fig. 4: Projeto "Louvor à Deus", de The Wiederspahn. Fig. 5: Projeto "Quo Vadis", de Theo Wiederspahn. Fig. 6: Projeto de construção da Igreja Eicker, de Reinsdorf.

Fonte: museu da memória do Colégio Barão do Rio Branco. Os projetos que ficaram em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.


Theo visitou a cidade em 11 de janeiro de 1929. A partir da visita, ele apontou que o projeto Louvor à Deus" não era o mais adequado para a região e para o terreno de esquina escolhido. Segundo ele, o "Quo Vadis" se encaixaria como uma obra jamais vista antes no Brasil e sugeriu que a construíssem no lugar do projeto vencedor. Assim, no primeiro dia de junho, o segundo projeto foi aprovado pela Comissão.

Em 24 de abril de 1930, a Comissão aprovou a proposta da Construtora Schutz e Mattheis com um orçamento de 169 mil contos de réis. A pedra Fundamental foi lançada pela Comunidade, reunida no pátio da Escola, em 27 de julho de 1930. Já a construção foi iniciada em 12 de junho do mesmo ano e demorou 8 meses para ser concluída.


Fig. 7: Comunidade reunida para o lançamento da pedra fundamental. Fonte: Centro de Memória do Colégio Barão do Rio Branco.


Fig. 8: Contrução da igreja. Fonte: museu da memória do Colégio Barão do Rio Branco.



Os sinos vindos da Alemanha (fig. 9) chegaram ao porto de Cachoeira no dia  4 de janeiro de 1931 e foram encaminhados para a torre do templo em um cortejo. Eles foram inaugurados quase 2 meses depois, em primeiro de março. Já a construção foi inaugurada em 19 de abril. A Comunidade se reuniu no salão da escola para celebrar o último culto naquele local. 


Fig. 9: Sinos da Igreja vindos da Alemanha. Fotos: Renato Thomsen.


Arquitetura


O que torna o Templo Martim Lutero tão especial é sua planta octogonal e o conjunto de detalhes que se encaixam nas características do neogótico.   



  • Pináculo: estrutura pontiaguda nas extremidades da construção. No caso do Templo, as pontas são ornamentadas. 

  • Torre com relógio e sinos: a torre projetada por Theo possui quatro relógios, com um intervalo de janelas entre eles, consequência do formato octogonal da torre. Além disso, os dois sinos trazidos da Alemanha permanecem na torre.

  • Pseudoarcobotante: a estrutura ajuda na sustentação das paredes que compõe a construção e também recebem adornos (fig. xx).


Elementos da arquitetura neogótica destacados no Templo. Fonte: as auotras.


  • Gárgulas: são elementos que ajudam no escoamento da água da chuva e ao mesmo tempo servem como outro tipo de adorno a decoração externa. No Templo, as gárgulas são corujas, com asas abertas ou fechadas (fig. 11 e fig.12).

Fig. 11: Gárgula com asa aberta. Foto: Renato Thomsen. Fig 12: Gárgula com asa fechada. Foto: Renato Thomsen.


  • Telhados agudos: no ideal gótico resgatado, o desejo era fazer igrejas cada vez mais altas para que essas estejam mais próximas de Deus.

  • Arcos ogivais: Permitem maiores aberturas nas paredes para os vitrais e promovem toda a sustentação dessas.



Desenhos Originais


Os desenhos originais do Templo estão no Acervo Memória Barão, gentilmente cedidos pelos responsáveis do Colégio.


Fig. 13: Fachada Norte, desenho de Theo Wiederspahn, 1928. Fig. 14: Fachada SuL, desenho de Theo Wiederspahn, 1928.

Fonte: Acervo Memória Barão.



Fig. 15: Corte Longitudinal, desenho de Theo Wiederspahn, 1928. Fig. 16: Corte Transversal, desenho de Theo Wiederspahn, 1928.

Fonte: Acervo Memória Barão.


Fig. 17: Plantas do Templo Matim Lutero,pavimento térreo e primeiro pavimento, desenho de Theo Wiederspahn, 1928.

Fonte: Acervo Memória Barão.



Fig. 18: Perspectiva da Igreja Construída, desenho de Theo Wierderspahn, 1930.

Fonte: Acervo Memória Barão.


O Arquiteto


Fig. 19: Retrato de Theo Wiederspahn. Fonte: Blog A História de Cachoeira do Sul.


Theodor Alexander Josef Wiederspahn nasceu em 19 de fevereiro de 1878, em Wiesbaden, Alemanha. Filho de Heinrich Josef Wiederspahn e Christine Luise Wiederspahn, que tiveram outros 10 filhos. A família é oriunda de Soden e morou inicialmente em Mainz.

  Foi aprendiz de Philipp Mauhs, um profissional do ramo da construção, enquanto fazia o Ensino Médio na Escola Profissionalizante de Construção e Ofícios de Wiesbaden, entre 1892 e 1894. Formou-se na Escola Real da

Fig. 20: Foto de divulgação da Exposição | Arquitetura de Theo Wiederspahn em Porto Alegre: um olhar contemporâneo sobre projetos e obras de 1908-1952. Fonte UFRGS.



Curiosidades


  • O nome da igreja foi escolhido a partir de um plebiscito entre os membros da Comunidade, recebendo seu nome em comemoração aos 400 anos da Confissão de Augsburg.

  • Theo ganhou ambos 1º e 2º lugares, mas convenceu a comissão a construir o projeto que ficou em 2º, pois era mais adequado para Cachoeira do Sul.

  • A construção demorou 8 meses, com custo final de 200 mil contos de réis.

  • A comunidade enfrentou dificuldades com dívidas adquiridas, mas o sonho de ter um local de culto não se apagou. De 1923 a 1931, Luise Müller arrecadava doações para a construção do Templo. Ela chegou a juntar 17:000$000. As senhoras da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) organizaram chás beneficentes durante 1923 e arrecadaram 7:000$000. Outros fiéis realizaram doações, como os senhores Ernesto Müller, Alfred Scheidt, Eugênio Schick e a própria OASE.



Galeria de Fotos


O Relógio


Foto 21:Relógio da fachada do Templo. Foto: Renato Thomsen.


O mecanismo do relógio foi produzido por Bruno Schwertner, dono da empresa Schwertner e Filhos LTDA, da cidade de Estrela, RS. Saiba mais em: https://lajeadors.blogspot.com/2013/09/estrela-rs-bruno-schwertner-as.html?m=1.

Fig. 21: Mecanismo do relógio da fachada. Fotos: Renato Thomsen.



Fig. 23: Caixa onde está o mecanismo do relógio. Fotos: Renato Thomsen.


Localização



Endereço: Av. Pres. Vargas, 195 - Rio Branco, Cachoeira do Sul - RS




Dados Ténicos


Arquiteto: Theodor Wiederspahn.

Construtora: Schütz e Mattheis.

Inauguração: 14 de abril de 1931.

Custo total: 200 contos de réis.

Área construída: 445,85m²

Arquitetura: Neogótico.


Referências

  1. Acervo Memória Barão.

  2. ECKERT, Kurt Benno. Quando Florescem os Arrozais. Martins Livreiro - Editor. 1994.

  3. SCHEIDT, Nelda. Templo Martim Lutero: Patrimônio Histórico Tombado.

  4. WEIMER, Günter. Theo Wiederspahn: Arquiteto. EdiPUCRS. 1ª edição. 2009.

  5. Inventário do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. SPHAN Pró-memória 10ºDR.


Agradecemos à comunidade Martim Lutero e ao Colégio Barão do Rio Branco pela ajuda e colaboração com nossa pesquisa!

 
 
 

Comments


Se tiver dúvidas, entre em contato pelo e-mail: patrimonioreligiosocs@gmail.com

Caminhos do patrimônio religioso,UFSM-CS

©2023 por patrimoniocs. Orgulhosamente criado com Wix.com

Diagramado por Amanda Jung Guerra.

bottom of page