Colégio Imaculada Conceição
- 5 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2024

Foto 1: Colégio Totem,2023. Crédito da imagem: Francisco Antenor Nöller.
História

Em 1919 chegaram em Cachoeira do Sul as irmãs da Congregação de Santa Catarina com a missão de cuidar do hospital da cidade. Em 1921, se envolveram com o âmbito educacional, fundando o Internato Imaculada Conceição, para educar meninas. Inicialmente o Colégio funcionava nas instalações do atual Colégio Marista Roque. A partir da construção do seu prédio próprio, expandiu-se formando um grande complexo escolar e arquitetônico. A comunidade sentiu com profundo pesar o encerramento das atividades do colégio no ano de 2012. Atualmente as instalações são ocupadas pelo Colégio Totem, de forma alugada.
Foto 2: cronologia. Fonte: a autora.
O Arquiteto
O edifício foi projetado por Ernst Julius Rieth. O arquiteto alemão formou-se em Stuttgart, na Alemanha e chegou a Cachoeira do Sul em 1914. Muitas obras de Rieth são tombadas na Alemanha. O edifício do Colégio Imaculada Conceição é o maior assinado por ele na cidade de Cachoeira do Sul. A construção foi em sociedade com Roberto Jagnow, um conhecido construtor na cidade.
Algumas outras obras de Rieth na cidade incluem a Casa 500, o antigo Café Frísia, o Armazém Tischler e o o Instituto Pré-Teológico da Comunidade Evangélica, hoje jardim de infância do Colégio Sinodal Barão do Rio Branco.

Foto 3: Julius Rieth e família na residência da Rua D. Pedro II - acervo familiar. Fonte: Blog a História de Cachoeira do Sul.
Arquitetura
O edifício tem elementos que remontam ao estilo neoclássico, característico por retomar elementos da antiguidade clássica. O prédio apresnta um volume simples, retangular de 3 andares, porém diferencia-se da arquitetura do entorno pelos detalhes da fachada. Os elementos decorativos apresentados, mesmo que reduzidos se comparado ao neoclássico predominante no Brasil, destacam-se pela qualidade de mão de obra e do material. Na imagem abaixo, uma fachada do projeto do edifício, pode-se observar a simetria da fachada, característica do estilo arquitetônico.

Foto 4: projeto original de Julius Rieth. Fonte: Blog a História de Cachoeira do Sul.
No acesso principal ao edifício, o portão é formado por um arco, é ondulado, pesado e ornado com esferas de concreto, características de outras obras do arquiteto Julius Rieth. O acesso ao edifício possui ornamentos sobre a porta, um deles tendo sido identificado em forma de cruz grega.

Foto 5: Portão de entrada. Fonte: GRIENENSEN,{2013: p. 237}. Foto 6: Porta de acesso com cruz grega. Fonte: Francisco Antenor Nöller.
No terceiro andar há balcões com balaústres. As venezianas também são muito características e são parte importante da composição arquitetônica do edifício.

Foto 7: Os balcões em 2023. Fonte: a autora. Foto 8: Os balcões em 2019. Fonte: Ficha 087 do inventário.
No corpo central do edifício há adornos abaixo das janelas euma escrita decorativa "Collegio Immaculada Conceição".

Foto 9: Letreiro. Fonte: Francisco Antenor Nöller.
Pintura da fachada
Em 2020 foi realizada a pintura da fachada, e o edifício que possuía uma pintura em bege claro e detalhes em marrom, recebeu uma pintura cinza com detalhes em branco. Um ano antes, em 2019, foi feita a troca do telhado, substituindo as telhas cerâmicas francesas por telhas metálicas.

Foto 10: Fachada antes da pintura. Fonte: Jorge Luís Stocker Jr. Foto 11: Fachada com nova pintura,2023. Fonte: Francisco Antenor Nöller.

Platibanda com frontão na fachada do edifício.
Fonte: ficha 087 do inventário.
Galeria de fotos
Padronagens de ladrilho hidráulico no interior do edifício. Fonte: Francisco Antenor Nöller.

Foto aérea do complexo encontrada no interior do edifício, ano desconhecido. Fonte: Francisco Antenor Nöller.
(1) Vitral no interior do edifício, (2) Gruta religiosa no pátio do colégio, (3) Imagem de figura sagrada junto à entrada principal. Fonte das imagens: Francisco Antenor Nöller.

Detalhes da gruta. Escultura de pássaro, flores e outros detalhes, provavelmente feitos em concreto.
Fonte: Francisco Antenor Nöller.
Auditório do colégio, com móveis originais e o piano deixado pelas freiras. Fonte: Francisco Antenor Nöller.
Localização

Endereço: Rua Presidente Vargas, 1958, Cachoeira do Sul-RS
A edificação está locada próxima à Praça Santo Antônio e Igreja Santo Antônio, locais de grande importância religiosa para a comunidade.
Dados Técnicos
Nome oficial: Internato Imaculada Conceição
Nome popular: Colégio Totem
Atual proprietário: Colégio Totem
Ano da construção: 1927
Arquiteto: Ernst Julius Rieth
Referências
RITZEL, Mirian. Histórias de Cachoeira do Sul, Colégio Imaculada Conceição - final da história de 91 anos. 2012. Disponível em: <https://historiadecachoeiradosul.blogspot.com/search?q=imaculada> Acesso em: 25 de agosto de 2023.
GRIENEISEN, Vera. As origens de quatro arquitetos imigrantes alemães e sua obra habitacional no Rio Grande do Sul no início do século XX. Dissertação (Mestrado)–Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do SUL, Porto Alegre, 2013.
COMPHAC, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural. Inventário do Patrimônio Cultural de Cachoeira do Sul. Cachoeira do Sul: SPHAN/PRÓ-MEMÓRIA, 1989, Ficha 0087.
Arquivo histórico de Cachoeira do Sul.
Museu Municipal Edyr Lima.
Gostaríamos de agradecer o Colégio Totem- Cachoeira do Sul pela disponibilidade, acolhimento e oportunidade de conhecer as dependências do colégio e fotografá-las para nossa pesquisa.
Comments