Paróquia Santo Antônio
- 6 de out. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.

Foto: Francisco Antenor Nöller
História
Em 1921 chegam os primeiros redentoristas a Cachoeira a convite de Dom Miguel de Lima Valverde, bispo de Santa Maria, que ficam instalados numa casa junto à Capela de São José. Em 1922 os redentoristas se mudam para um antigo salão de festas do Divino da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Nesse meio tempo, adquirem um terreno de 667,60m2 que foi doado por Dona Antônia Carolina de Fialho para que construíssem uma capela em honra de Santo Antônio. Em 1927 foi iniciada a construção da capela, que foi abençoada 2 anos depois, e então utilizada pela população. Em 1933 a Igreja foi abençoada e inaugurada, no dia 31 de outubro. Ainda que não estivesse totalmente concluída.

Foto 1: Construção da Igreja Fonte: Fototeca Museu Municipal
Em 1957 foi assinado o convênio entre a Mitra Diocesana de Santa Maria e o Superior Provincial dos Redentoristas, transformando a Igreja em sede de paróquia. Dessa forma, a data oficial da criação desta paróquia passou pra dia 31 de dezembro do ano seguinte e sendo instalada solenemente e dada a posse ao primeiro pároco no primeiro dia do ano de 1959.

Foto 2: Projeto Primitivo Fonte: Livro Cachoeira Histórica e Informativa
Arquiteto e Projeto
O projeto da construção foi feito pelo pintor, poeta e arquiteto Joseph Franz Seraph Lutzenberger. É possível notar a influência do movimento Barroco para a concepção do projeto pelas formas curvas, a utilização de colunas clássicas e elementos decorativos.

De acordo com estudiosos, o estilo que mais se adequa a construção é o barroco bávaro. José nasceu em Altoettg, Baviera, em 1882. Em 1920, veio para Porto Alegre. Formou-se engenheiro-arquiteto em 1906 pela Universidade Técnica Real da Baviera, em Munique, e participou de trabalhos nas prefeituras de Rixford, Dresden e Wiesbaden.Entre seus projetos mais conhecidos estão a Igreja São José e o Palácio do Comércio, ambos em Porto Alegre - RS. Apesar da maioria dos projetos de Lutzenberger possuirem características do ecletismo e Art Déco, a Igreja de Santo Antônio possui aspectos que remetem sua origem bávara.
Foto 3: Joseph Lutzenberger
Fonte: Google Imagens
A majestosa Igreja de Sto. Antônio está localizada em um bairro predominantemente residencial que leva o nome do Santo, e possui as seguintes dimensões: 53m de comprimento, 20m de largura e 24m de altura. Além das duas torres com 54m de altura, para abrigar os 4 sinos, que pesam 4 mil quilos. Em relação à construção, a Igreja possui uma planta em cruz latina, cobertura sobre a nave central e altares laterais em duas águas, e duas torres laterais com cobertura em zinco.

Foto 4: Projeto Altar da Igreja Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima Foto 5: Altar da Igreja Fonte: a autora.

Foto 6: Vista aérea do edifício. Fonte:
Detalhes Construtivos
Em 1921, uma pequena comunidade de Redentoristas chegaram na cidade e após algumas mudanças, em 1927 passaram a residir definitivamente no convento de Sto. Antônio. Após a imagem de Sto. Antônio ser benzida e levada para capela provisória construída, resolveu-se concretizar a ideia de uma capela mais espaçosa e adequada. Dessa forma, em 1933, lançou-se a primeira pedra com a benção do Bispo Diocesano.

Foto 7: Igreja Santo Antônio e Convento. Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima

Foto 8: Arrecadação de telhados Foto 9: Igreja em atividades do Convento
Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima . Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima

Foto 10: Desenho do Forro da Igreja. Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima
Festa de Santo Antônio
A festa de Santo Antônio é celebrada dia 13 de junho, em todo o território brasileiro. Conhecido por ser o Santo dos pobres, das mulheres estéreis, dos padeiros, pedreiros e dos casais de namorados, Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Portugal em 1195, filho de uma família nobre. Consagrou-se à Santíssima Trindade desde a infância, e foi declarado Doutor da Igreja por Pio XII em 1946. Dessa forma, ficou conhecido por “Doutor do Evangelho”, ainda que seu nome real fosse Fernando de Bulhões. O Frei Antônio é de grande importância para a religião católica, reunindo fiéis de toda parte, incluindo a cidade de Cachoeira do Sul.

Foto 11: Santo Antônio na fachada principal da Igreja. Fonte: Francisco Antenor Nöller
História dos Vitrais
Alguns vitrais da Igreja possuem sua história de doação atestada, tais como: o vitral de S. Clemente Maria, doação feita pelo vigário R. P. José Montezuma; o vitral de Santo Antônio recebendo a visita de Jesus Menino e N. Senhora e Santo Antônio distribuindo pão aos pobres, doação Chaves Barcelos, feita pela Casa Genta; e o vitral do Santo Pio David, doação da Vice-Provencial Redentorista, feita pela Casa Conrado.
Fonte foto 12, 13 e 14: as autoras. Fonte foto 15, 16, 17: Francisco Antenor Nöller
Influência Italiana
Em 1940, a Colonia Catholica Italiana ofereceu um púlpito (identificado na imagem abaixo) à Igreja de Santo Antônio, com a colaboração de famílias italianas residentes de Cachoeira do Sul.

Foto 18: Projeto do Interior da Igreja. Fonte: Acervo Museu Municipal Edyr Lima. Foto 19: Interior da Igreja. Fonte: a autora.
Reforma da Igreja e Torre Inclinada
Em 2004, a Igreja Santo Antônio foi reformada, nos seus 67 anos. O pároco da época, Erno Schlindwein, afirma que apenas com o apoio e pressão por parte da comunidade, a troca do telhado, a pintura externa, o conserto dos vitrais, a reforma dos condutores de água externos e a colocação de janelas gradeada nas torres foram possíveis. O telhado foi substituído por telhas de aluzinco para diminuir o peso de 30 toneladas pra 6 toneladas e as cores usadas para pintar por cima da original foram: a ouro-queimado, creme-palha, gelo e vermelho-telha. A torre direita apresenta uma inclinação de 20cm que, mesmo não apresentando riscos, um reforço foi feito com ferro e vigas de concreto. O gasto total foi de 180mil reais, conforme o pároco. Já em 2005, foi prevista a reforma da parte interna, com orçamento de 150 mil reais.

Foto 20: Vista interna das janelas. Foto 21: Torre da Igreja. Foto 22: Erno e a Igreja Santo Antônio
Fonte: as autoras. Fonte: Jornal do Povo. Fonte: Jornal do Povo.
Localização

Endereço: Rua Ernesto Barros, 1325 - Santo Antônio, Cachoeira do Sul - RS.
Referências
Acervo do Museu Municipal Edyr Lima.
Inventário do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. SPHAN Pró-memória 10ºDR.
Jornal do Povo, edição 05 de Novembro de 2004.
PLÁSTICO, A.; TEUTO-BRASILEIRO, A. E. P. Joseph F.S. Lutzenberger. Disponível em: <https://www.galart.com.br/artista/joseph-f-s-lutzenberger/>. Acesso em: 26 ago. 2023.
José Lutzenberger - Contato / News. Disponível em: <https://www.lutzenberger.com.br/biografia.htm>. Acesso em: 26 ago. 2023.
13 DE JUNHO - DIA DE SANTO ANTÔNIO. Disponível em: <https://www.carmodacachoeira.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/905/13-de-junho---dia-de-santo-antonio#:~:text=Dia%2013%20de%20junho%20%C3%A9>. Acesso em: 26 ago. 2023.
Agradecemos à comunidade Santo Antônio pela colaboração com nossa pesquisa.
Comments